O Governo, nos últimos anos, transformou as obrigações acessórias das empresas, através do projeto Sped, exigindo muito mais informações, e principalmente consistência nelas. Essa rede de informações das empresas se cruzam para criar uma verdadeira rede de prevenção à sonegação fiscal.
Assim, mesmo um pequeno deslize, pode gerar fiscalização, diligências de fiscais e transtornos. Por isso é preciso ficar atento aos documentos que devem ser enviados ao seu contador todos os meses.
Isso ocorre para que o contador possa realizar o seu trabalho devidamente em relação à sua empresa. É importante que o empreendedor tenha de forma organizada todos os documentos contábeis relativos ao seu negócio.
A seguir, veja quais são os documentos e como otimizar este processo de entrega!
Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais.
Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF’s, GARE’s, etc.
Todas as notas fiscais – de entrada e saída – e comprovantes de despesas e de receitas.
Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Empréstimos e Desconto de Duplicatas.
Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte e Atestados Médicos de Funcionários.
Notas Fiscais de serviços adquiridos.
Arquivos Eletrônicos – Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais.
Recibos e Contratos: de locação, de honorários, despesas e contratos a pagar.
Controle de Estoque.
Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores.
Fonte: www.jornalcontabil.com.br
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