Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para estabelecer objetivos claros e desenvolver uma estratégia mais clara e assertiva para alcançá-los.
Então, tudo deve ir para o papel: proposta de valor, público-alvo, provável concorrência e estimativa de custos e as fontes de receita. Um plano sólido ajudará a atrair potenciais investidores, além de guiar melhor as decisões futuras.
Minimize ao máximo os custos iniciais
Devem ser consideradas alternativas mais em conta para aquisição de equipamentos, mobiliário e suprimentos, como acessórios seminovos, por exemplo.
Foque na excelência do atendimento ao cliente
Independentemente do tamanho do investimento inicial, a excelência no atendimento ao cliente é fundamental para manter a saúde do negócio. O foco deve ser oferecer um serviço de qualidade, conhecendo bem os clientes e suas necessidades, sempre com o ideal de exceder as expectativas deles.
O boca a boca positivo do consumidor satisfeito pode ser uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes, reduzindo a necessidade de grandes investimentos em marketing.
Utilize o poder das redes sociais e do marketing digital
As mídias sociais são ferramentas eficazes para promover o negócio com pouco investimento.
Criar perfis nas principais plataformas onde o público-alvo está mais presente, compartilhar conteúdos relevantes, interagir com os seguidores e utilizar estratégias de marketing digital, como anúncios segmentados, podem expandir o alcance.
Uma opção de serviço para quem trabalha com venda de produtos e serviços apenas nas redes sociais é o link de pagamento. A solução facilita a cobrança, que pode ser feita de diversas formas, incluindo via chats de redes sociais.
Ao clicar no link, o cliente é direcionado a uma página de checkout e precisa somente inserir seus dados de cartão, onde PIX e boleto também são aceitos, para finalizar a compra com segurança.
Outra ferramenta é a loja virtual, que garante uma vitrine de todos os produtos para os consumidores e futuros clientes, gerando um alcance que independe da barreira geográfica.
É fundamental que a loja online conte com ferramentas de antifraude, para garantir uma compra segura para você e seus clientes. Existem várias plataformas no mercado para a construção da loja virtual, com preços acessíveis aos pequenos comércios.
Aperfeiçoe habilidades de gestão
Uma gestão eficiente é fundamental para o sucesso do negócio, ainda mais no começo e com baixo investimento.
Por isso, é mais do que adequado investir tempo no desenvolvimento de habilidades de liderança, gestão financeira e administração geral.
Existem diversas opções de cursos gratuitos, além de conteúdos didáticos no em canais do YouTube, por exemplo.
Fonte: jornalcontabil.com.br
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